iten(s)

ITEM ADICIONADO AO ORÇAMENTO


Treliças: o que são e principais aplicações

Treliças: o que são e principais aplicações

Você já deve ter ouvido falar das Treliças, ou mesmo usado uma em suas construções, mas o que você talvez não saiba é que existem diferentes tipos de treliças e que elas podem ser aplicadas em diversos tipos de projetos, como: pontes, grandes monumentos históricos, como a famosa Torre Eiffel, e construções de pequeno, médio e grande porte.

 

Antes de apresentarmos as aplicações das treliças, vamos entender melhor o que é esse produto!

 

Uma treliça é uma estrutura que tem suas extremidades ligadas por nós, é o resultado do cruzamento de elementos retos e rígidos e pode ser feita de materiais como alumínio, ferro, aço e madeira. São construídas para suportar força de tração ou de compressão, ou seja, para resistir quando são puxadas ou esticadas e comprimidas ou empurradas. Além disso, as treliças podem ser planas ou tridimensionais.

 

Dentro da construção civil, as treliças geralmente são fabricadas em aço CA-60 com armadura nervurada feita de fios longitudinais eletrosoldados e diagonais que dão maior qualidade ao conjunto.

 

Quais os principais tipos de treliças e suas aplicações? 

 

Treliça Plana:

  • Aplicações: Telhados de edifícios residenciais, comerciais e industriais. São estruturas simples e eficientes para suportar cargas moderadas em vãos pequenos a médios.

 

Treliça de Pratt:

  • Aplicações: Pontes ferroviárias, viadutos e estruturas de suporte de carga. A treliça de Pratt é conhecida por sua eficiência e simplicidade, especialmente em vãos médios a grandes.

 

Treliça de Warren:

  • Aplicações: Pontes, torres de transmissão e edifícios industriais. A treliça de Warren oferece uma boa combinação de força e estabilidade, sendo frequentemente usada em diferentes tipos de estruturas.

 

Treliça Espacial:

  • Aplicações: Grandes coberturas, estádios, aeroportos. As treliças espaciais são projetadas para suportar grandes vãos livres, proporcionando resistência e estabilidade em estruturas arquitetônicas impressionantes.

 

Treliça de Vierendeel:

  • Aplicações: Edifícios de escritórios, escolas, pontes. A treliça de Vierendeel é conhecida por seus nós rígidos e pela ausência de barras diagonais, o que permite um design mais flexível em termos de aberturas de vãos e formas arquitetônicas.

 

A Treliça comercializada pelo Grupo Scaini é produzida com aço CA-60 nervurado, garantindo uma aderência otimizada ao concreto. Destaca-se por sua capacidade de vencer grandes vãos e suportar grandes cargas com total segurança. Disponível nos comprimentos de 6 m e 12 m, com alturas variadas de 6cm, 8cm, 12cm até 25cm, a Treliça oferece uma solução estrutural eficiente para lajes treliçadas, mini painéis treliçados e atua como espaçador de armaduras.

 

Ao adotar essa tecnologia inovadora em seus projetos de construção, os clientes do Grupo Scaini desfrutam de muitos benefícios, tais como a redução do uso de fôrmas e escoramentos, diminuição dos custos com mão-de-obra, racionalização na execução e organização do canteiro de obras, além da vantagem da maior rapidez na montagem.

 

Acompanhe as nossas redes sociais

WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Grupo SCAINI www.gruposcaini.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×