iten(s)

ITEM ADICIONADO AO ORÇAMENTO


Aço Estrutural: Tudo o que Você Precisa Saber sobre os Diferentes Tipos

Aço Estrutural: Tudo o que Você Precisa Saber sobre os Diferentes Tipos

Aço Estrutural: Tudo o que Você Precisa Saber sobre os Diferentes Tipos

Ao longo dos séculos, a construção civil tem sido um motor para o progresso da sociedade, moldando o ambiente ao nosso redor e impulsionando o desenvolvimento urbano. Nesse contexto, o aço surgiu como um dos materiais mais fundamentais e revolucionários utilizados na indústria da construção. Sua versatilidade e força o tornaram essencial para a criação de estruturas sólidas e duradouras, que suportam desde arranha-céus até pontes e os mais variados projetos arquitetônicos.

A prevalência do aço na indústria da construção civil é inegável, pois encontramos sua presença marcante em praticamente todos os cantos do mundo. Desde a sua popularização, principalmente a partir do século XIX, o aço tem desempenhado um papel vital na capacidade de engenheiros e arquitetos em conceber, ambiciosamente, estruturas cada vez mais  sólidas e funcionais.

Nesta perspectiva, este artigo explora a importância das estruturas de aço na construção civil, destacando suas principais vantagens em relação a outros materiais e analisando sua relevância na indústria atual.

O aço é um dos materiais mais utilizados na indústria de construção civil, em função  de suas propriedades químicas e mecânicas, que permitem moldar, soldar e utilizar o material com especial  facilidade.

Seu frequente emprego na parte estrutural das edificações fez com que a indústria desenvolvesse os chamados aços estruturais, um material destinado a estruturas. Essas estruturas podem ser internas, como as colunas usadas no concreto armado, ou externas como as chapas utilizadas nas pontes e passarelas.

Uma das principais vantagens da utilização do aço estrutural, é a capacidade de peso que a estrutura aguenta. Além de ser muito superior à das estruturas de madeira, também é muito mais econômica, em relação a tempo de obra e financeiramente propriamente dita.Também é um material sustentável, já que é infinitamente reciclável e devido à maleabilidade, sua utilização reduz em até 25% o desperdício nas estruturações.

A homogeneidade do material também permite previsibilidade em relação ao comportamento estrutural, ou seja, é possível prever tensões, deformidades e rupturas. Isso torna a edificação muito mais segura e duradoura.

As diferenças básicas dos aços estruturais para os demais tipos de aço são justamente sua boa soldabilidade e suscetibilidade de corte por chama sem endurecimento, o que permite uma fácil trabalhabilidade em cortes e dobras.

Confira abaixo alguns tipos de aço estrutural:

Aço carbono

Um dos aços mais comuns utilizados na indústria de construção civil, composto basicamente por ferro e carbono, podendo a classificação de carbono variar baixo, médio e alto, sendo o mais utilizado o aço de médio carbono, sua presença ajuda a aumentar a resistência mecânica e a dureza do material. Ele pode ser encontrado em várias formas, como perfis, barras, chapas e tubos. Alguns exemplos de uso do aço carbono em projetos específicos são:

  • Construções de edifícios e arranha-céus: O aço carbono é frequentemente usado nas vigas e colunas das estruturas para suportar o peso das construções em alturas elevadas.
  • Pontes: A construção de pontes, sejam elas viadutos, pontes suspensas ou estaiadas, muitas vezes utiliza o aço carbono em sua infraestrutura, garantindo resistência e durabilidade.
  • Torres de transmissão: As torres de transmissão de energia elétrica e telecomunicações são projetos que requerem aço carbono para suportar as cargas e assegurar a estabilidade das estruturas.

Aço de liga

São compostos por um ou vários  elementos juntos, sendo eles o cromo, cobre, manganês, níquel, silício ou vanádio. Além desses elementos fornecerem recursos importantes para as propriedades químicas e mecânicas do aço, os aços de liga apresentam maior resistência, dureza e durabilidade em relação aos aços-carbono padrão.

Aço inoxidável

Utilizado diariamente, podendo ser encontrado em talheres, tesouras e instrumentos médicos. Possuem alta proporção de cromo e níquel e são altamente resistentes à corrosão e outras reações químicas. São fáceis de limpar, polir e esterilizar.

Aqui no Grupo Scaini, produzimos os vergalhões de duas formas, em CA-60 e em CA-50, que são produzidos rigorosamente de acordo com as normas NBR 7840 e NBR 7480.

Além disso, disponibilizamos também a barra de transferência, um material indispensável nas construções de pisos e pavimentos de concreto armado.

Fica evidente que o uso do aço estrutural é fundamental na construção civil, desempenhando papel fundamental no progresso e na moldagem do ambiente urbano. Sua versatilidade, resistência mecânica e facilidade de conformação o tornam um material de escolha para projetos arquitetônicos e de engenharia de diferentes escalas e complexidades, garantindo mais segurança, durabilidade e qualidade nos projetos.

Acompanhe as nossas redes sociais

WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Grupo SCAINI www.gruposcaini.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×