iten(s)

ITEM ADICIONADO AO ORÇAMENTO


5 curiosidades sobre ferro

5 curiosidades sobre ferro

5 curiosidades sobre o ferro

Que o ferro é o metal mais abundante no mundo e junto com o aço um dos materiais mais utilizados na Construção Civil, disso a gente já sabe. Porém o que muitas pessoas desconhecem são as características e aspectos curiosos que esse metal possui. Confira conosco!

  1. O ferro é encontrado na natureza em forma de minério

O ferro da forma como conhecemos é, na verdade, uma liga metálica. O  ferro em estado puro é encontrado na natureza em forma de minério de ferro, que é extraído de jazidas misturado com impurezas e terra. Para que o ferro se torne puro e esteja apto para a comercialização, ele passa por um processo de limpeza e purificação.

Esse processo é longo e utiliza fornos em altas temperaturas para a fundição do material, procedimento que é realizado nas siderúrgicas. Além disso, para o material ficar estabilizado na sua forma pura, é necessário eliminar o oxigênio em um processo chamado de refino.

  1. Qual é o equipamento utilizado  para extrair  o minério de ferro na natureza?

O equipamento mais básico  para conseguir extrair o ferro dos minérios é chamado de ‘’forno de lingotamento’’. Esse forno funciona de forma relativamente simples: trata-se de um forno que queima minério de ferro e carvão juntos.

Mas por que o carvão entra junto no processo?

A resposta não é complexa: a queima do minério misturado com carvão, gera naturalmente dióxido de carbono e monóxido de carbono. Os gases, então, se ligam ao oxigênio levando ele embora. Com a "purificação" do oxigênio, resta somente o ferro como produto final desse processo.

Leia mais em: Ferro Fundido - Processo Térmico

  1. De que maneira o ferro é fundido?

A primeira coisa que vem à nossa mente quando pensamos na fundição do ferro é o uso do fogo, que de fato pode ser utilizado. Mas, o fogo não é suficientemente quente para fundir o ferro completamente, você sabia?

Por isso, a queima do ferro com o fogo gera uma massa esponjosa contendo ferro e silicatos, que nada mais são do que blocos de ferro. Assim, é depois de aquecer e martelar o bloco que os silicatos misturam-se ao metal de ferro, criando, então, o ferro forjado que é perfeito, por exemplo, para a criação de ferramentas devido à sua alta resistência e maleabilidade.

A maneira mais eficaz e avançada para a fundição do ferro é o cozimento em alto forno. Trata-se de fornos carregados com, além do minério de ferro, carvão vegetal e calcário.

Depois desse processo o ferro em estado líquido é liberado para fluir e esfriar em canais com entalhes em areia, formando o então conhecido como ferro-gusa.

Saiba mais em: Fundição de ferro fundido.

  1. O que é feito com o ferro-gusa?

O ferro gusa é uma variação do ferro que contém de 4 a 5% de carbono e que por ser muito duro e quebradiço, não é amplamente utilizado nesta forma.

Porém o material, ao ser misturado com escória e tendo eliminado a maior parte do carbono através de processos de funilaria, gera o ferro forjado, bastante utilizado para a criação de ferramentas, ferraduras, etc. Trata-se de um metal bastante maleável, dobrável e fácil de ser trabalhado.

Leia mais em: Produção do ferro-gusa

  1. Quais são as aplicações do ferro?

A maior parte da utilização do ferro é feita na forma de aço, uma liga metálica que é desenvolvida com o acréscimo de carbono à liga metálica.

O aço é amplamente utilizado para a fabricação de utensílios domésticos, e principalmente na construção civil. Pela sua versatilidade e resistência, o uso do aço diminui o tempo das obras, quantidade de materiais utilizados e os custos da construção.

Além da fabricação, seja de objetos, seja de casas ou empreendimentos da construção civil, o ferro também é utilizado em muitos processos industriais como catalisador, que é a capacidade de uma substância modificar a velocidade de uma reação química.

Acompanhe as nossas redes sociais

WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Grupo SCAINI www.gruposcaini.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×