Guia completo sobre o aço: da extração à comercialização
O aço, produto metálico composto por ferro e carbono, é um dos materiais mais utilizados na Construção Civil. Isso ocorre pela grande versatilidade do material, cujas características tornam-no excelente para o processo construtivo, já que:
- É 100% reciclável;
- Possui um baixo custo;
- A sua plasticidade permite obter peças de formas geométricas complexas com relativa facilidade.
Mas antes de chegar à sua forma ideal para a fabricação de materiais, o aço passa por inúmeros processos até chegar às casas, construções ou indústrias. Vamos entender um pouco mais sobre a produção do aço neste artigo!
Primeiro processo - Extração
O primeiro passo é a extração do minério de ferro nas jazidas e a junção deste minério com o carvão mineral, submetendo ambos os materiais a altas temperaturas em fornos responsáveis por incorporar algumas propriedades do aço, como a resistência. E ele fica mais resistente porque as impurezas são queimadas.
As matérias-primas utilizadas nesse processo são: hematita e carvão mineral. Mas, atualmente a matéria prima para a produção de aço vem da sucata, decorrente dos resíduos de fabricação industrial.
Saiba mais em: Ciclo do aço.
Segundo processo - Transformação para comercialização
Em seguida da extração do aço bruto, chegou a hora de transformá-lo nos produtos que serão comercializados.
Nesse primeiro momento ocorre a coqueificação, onde o carvão mineral é aquecido indiretamente dentro de fornos fechados, para assim remover a matéria volátil.
A coqueificação provém do coque, que é um insumo redutor do minério de ferro.
Já no segundo momento, é feita a sinterização, nesse processo, os finos de minério são misturados com finos de carvão e de calcários, e levados para a esteira de sinterização.
Essa mistura dá vida a um aglomerado com os finos de minério e o carvão, para obter a qualidade requerida para ir ao alto forno.
No terceiro momento, o aço é levado a altas temperaturas dentro do forno, onde o minério de ferro é reduzido. Após a finalização no forno, o aço é refinado e transformado em aço líquido.
Esse aço líquido é tratado em equipamentos de metalurgia, promovendo assim o ajuste final de sua temperatura, composição química e características físicas, permitindo assim a fabricação de aços com alto grau de pureza e qualidade.
Já na última fase, o que acontece é a modelação do material, com ajustes de liga necessários para cada item, essa etapa é chamada de lingotamento. É nesse instante que são criados os vergalhões, chapas, arames, tubos, telhas, e todos os outros materiais que usamos no nosso dia a dia.
Leia mais em: Processo de produção do aço.
Terceiro processo - Comercialização
Após a finalização da transformação do aço com o intuito de chegar até o cliente em sua melhor forma, as usinas vendem o material às distribuidoras e beneficiadoras, como é o caso do Grupo Scaini.
Dentro de uma beneficiadora, o aço é submetido ao processo de transformação dos próprios produtos adquiridos, como as chapas e bobinas, além da customização do material para atender a demanda desejada do cliente.
Finalizadas essas três etapas, o produto já está pronto para ser vendido e manuseado de diversas formas.
Vale lembrar que esse material é 100% reciclável, evitando o desperdício, entulho, e prolongando também a vida das reservas naturais de ferro.
Agora que você já têm todo o conhecimento sobre esse processo, que tal mandar uma mensagem para um de nossos consultores e realizar uma cotação para a sua construção? Entre em contato conosco pelo Instagram ou Facebook. Estamos à sua disposição!